Começar com uma redação antiga.. deste ano mesmo, mas só para inaugurar mesmo...
Sobre a família atual! Nota: No título eu sempre vou colocar o tema da redação!!
Noite de quarta-feira. Um pai de família chega em casa cansado do trabalho. Beija seus filhos e sua mulher, vai à cozinha, serve seu jantar e vai para seu quarto assistir televisão enquanto come. Ao seu lado, sua mulher está no computador pessoal dela, e já jantou, assim como seus filhos, todos separados. Diante dessa situação, o dono da casa se lembra, saudosista, de como era seu tempo de criança, quando seu pai chegava do trabalho e todos jantavam juntos, à mesa. Esse fenômeno de individualização dentro da família vem acontecendo atualmente e é digno de preocupação.
Os filhos, que são os jovens de hoje em dia já não se preocupam em constituir uma família. Podemos notar isso pela banalização do namorar, o qual vem sendo substituído pelo simples ficar, que não exige nenhum compromisso. Pela perda da idéia do núcleo familiar, os jovens perderam a noção do que é ser, verdadeiramente, uma família. Eles já não têm suas mães e seus pais como seus portos seguros, em quem eles podem confiar para absolutamente tudo.
As mães, desde o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, não são mais tão presentes como eram. Com a revolução feminista da década de 70, quando operárias em Paris queimaram soutiens em protesto, trocamos nossas mães donas-de-casa por mães ausentes que trabalham 8 horas por dia, chegam em casa cansadas, e vão dormir. É possível, então, afirmar que o que quebrou o modelo de família antigo, foi a perda da figura materna sempre presente em casa para educar e até mimar os filhos.
No entanto, a verdade é que a realidade familiar que existia até a década de 70 não vai mais voltar. As mulheres já respondem por uma boa parcela do mercado de trabalho, e em alguns casos já até sustentam suas famílias. Contudo, nós não podemos permitir que percamos o conceito de família que nos dá segurança, as pessoas em quem podemos confiar e que mais nos amam. Então homem ou mulher, esposo ou esposa, pai ou mãe, ambos precisam ser mais presentes no cotidiano de suas famílias para mostrar aos seus filhos a importância de se ter e constituir uma família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gabriel querido!
Que ideia brilhante colocar as suas dissertações num blog. Descobri por acaso e me apaixonei. São lindas e com a sua publicação você proporciona novas concepções aos leitores. Estava buscando uma pequena inspiração para uma redação que escrevia e você me deu um "mundo" de ideias. Agora te culpo por não me deixar sair do seu blog. Te adoro rapaz!
Sucesso pra você!
Postar um comentário