quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O desafio de se conviver com a diferença (dissertação)

Essa é do ENEM desse ano... a redação que vai (ou não) me colocar dentro da UNI-RIO...

A segregação no mundo atual

O Brasil nesse ano, teve a oportunidade de sediar os jogos pan-americanos. Esses jogos têm o objetivo de promover uma melhor relação entre os países das Américas e são uma ótima oportunidade para conhecermos nossos vizinhos e suas diferentes culturas. No mundo em que vivemos, com tantas raças e credos, iniciativas como essa são bastante interessantes pois impedem a proliferação de movimentos etnocêntricos e nos mostram que, apesar de tantas diferenças, somos todos iguais.

Por estarmos vivendo a Era da Globalização, na qual a tendência, segundo alguns geógrafos, é de formação de uma "aldeia global", às vezes nos esquecemos da grande miscigenação que a espécie humana possui. Ao nos igualar à culturas dominantes, muitas vezes deixamos de lado nossos hábitos e passamos a criticar costumes que divergem dos nossos. O racismo, produto dessas críticas, nos remete à segregação humana e ao preconceito contra diversos povos.

Embora ainda haja muito preconceito aqui no Brasil, devemos nos preocupar verdadeiramente com esse problema em países centrais como Estados Unidos e paíes da Europa. Devido à grande variedade de raças, o povo brasileiro se submete desde cedo às diferenças e, por isso, é menos preconceituoso. Contudo, os países de primeiro mundo, os quais têm maioria ariana, são altamente racistas e os estrangeiros que vão para esses lugares normalmente exercem trabalhos de base, o que aumenta o preconceito.

O dever do povo brasileiro, por ter esse acentuado grau de miscigenação, é ensinar aos outros países como conviver com a diferença. Devemos mostrar o privilégio que é viver no meio de tanta variedade cultural. É importante que lutemos pelo término de todo tipo de segregação pois podemos aprender muito com diferentes raças!

Um comentário:

!¢@rO aFro disse...

gostei muiito mas minha nota numa escala de 0 a 10 é 8....

vlw

abrss

=D