domingo, 28 de outubro de 2007

O dom de errar

Redação que eu fiz em aula, estilo UFRJ.

Eu acho que errar é fundamental para o crescimento do ser-humano. Conclusão: Acabo de perder pontos preciosos nessa redação por cometer um equívoco inadmissível em um texto estilo dissertação, cujo foco deve ser sempre impessoal. No entanto, por ter perdido esses pontos, aprendi uma lição e tenho certeza que não voltarei a cometer tal erro. Então chegamos à conclusão que, a partir de erros, tiramos lições que garantirão futuros acertos.

Quando acertamos, conquistamos uma vitória inquestionável no caminho de melhorar quem somos. Contudo, a conquista que conseguimos quando erramos tem valor infinitamente maior. Explica-se: por errarmos, adquirimos um aprendizado que nos ensina o caminho certo e o errado permitindo que acertemos em uma próxima tentativa, agora com um conhecimento mais amplo.

Diz-se que muito aprendemos quando erramos e essa afirmação, de fato, é verdadeira. Porém, podemos afirmar que o melhor jeito de aprender é com o erro dos outros. Na história da humanidade muitos erros, de todos os tipos, já foram cometidos. Com isso, não seria necessário errarmos novamente, uma vez que podemos observar erros passados dos outros, e aprendermos com eles, por mais utópico que pareça.

O erro tem seu valor e a presença dele é indispensável para o crescimento do ser humano. Todavia, cometê-lo em excesso, ou no momento errado é inoportuno e nos leva a lugar nenhum. Então, diante de erros e acertos, devemos nos questionar acerca do valor de cada um destes e do momento oportuno de praticá-los.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caraca,Gabriel !
Posso plagiar sua redação!?

Adorei,de verdade!
beijão,te amo.